Saiba como o seu lixo descartado de forma inadequada pode provocar uma enchente

O processo de urbanização e o consecutivo crescimento dos centros urbanos gerou grandes áreas pavimentadas, que não permitem a absorção de água pelo solo. Isso faz com que todo o excesso de chuva caia diretamente em rios e afluentes, que não suportam o volume de água e transbordam, levando às temidas inundações.

Com os resíduos que são levados pelas águas, bocas de lobo e canos entopem e a profundidade dos rios diminui, piorando o problema.

Principalmente nas grandes cidades, a ausência de uma gestão de resíduos adequada e o descarte de lixo incorreto acabam colaborando para as enchentes.

Qual a magnitude do problema com enchentes no Brasil?

Há, no Brasil, pelo menos 8 milhões de pessoas que vivem em locais de risco, que podem ser alvos de enchentes ou deslizamentos. Nos últimos 20 anos, cerca de 2.500 pessoas morreram em decorrência de acidentes envolvendo enchentes.

Qual o impacto da destinação de resíduos sólidos nesse panorama?

Quando pessoas descartam o lixo de forma incorreta, seja diretamente na rua, seja em sacos de lixo que não são destinados a uma central de processamento, todo esse material é levado pelas chuvas para bueiros, bocas de lobo e tubulações, acumulando-se e bloqueando o escoamento da água.

Dessa maneira, a chuva passa a se acumular nas vias, provocando alagamentos e enchentes.

Como a falta de gestão de resíduos pode causar enchentes?

Assoreamento dos rios

O assoreamento ocorre quando rios, riachos, afluentes e outros receptores de água são afetados pelo acúmulo de detritos, como terra, areia e lixo, perdendo sua profundidade, o que diminui a capacidade de armazenamento fluvial.

Entupimento de bueiros

A quantidade de lixo que ainda é descartada de maneira incorreta nas ruas é um dos principais fatores que desencadeiam enchentes. Quando a população não realiza o descarte correto e a cidade não investe em gestão de resíduos, o lixo acumula-se em vias públicas, é levado pelas chuvas e impede a passagem da água em bueiros e tubulações, causando as inundações.

Como a gestão de resíduos pode combater as enchentes?

Pessoas e entidades devem investir na gestão de resíduos, bem como na punição de quem descarta lixo em terrenos baldios ou locais de mata preservada, assim como em estradas e vias públicas.

Por parte da população, deve haver cobrança no sentido de exigir a coleta seletiva e destinação de resíduos a locais adequados para o descarte. O governo, por sua vez, deve disponibilizar ecopontos e equipes para varrição, coleta e transporte do lixo até centros de reciclagem ou locais apropriados.

Os municípios podem contar com apoio de empresas especializadas em gestão de resíduos, como é o caso da Sanepav, que realiza coleta, varrição, instalação de ecopontos, recolhimento de recicláveis e destinação final do lixo, além de outros serviços complementares.

É importante evidenciar que, durante a pandemia, a Sanepav tem buscado ajudar empresas e pessoas a lidarem com as intempéries do momento, seja nos serviços que vem realizando para o controle do que é descartado, seja com o conteúdo para conscientização da população quanto às formas adequadas de descartar o lixo. Navegue pelo site para obter maiores informações acerca dos serviços de gestão de resíduos.

Post anterior
Orientações sobre descarte de lixo durante a pandemia para crianças
Próximo post
Passo a passo: saiba como limpar e descartar a caixa de leite de forma correta
Menu