O ser humano em seu desenvolvimento começou a dominar e consumir a natureza, extraindo o máximo de seus recursos para acumular riquezas e satisfazer o consumismo da população sem que houvesse preocupação com a sociedade, o meio ambiente e a economia.
Em 1987, pela primeira vez o termo “desenvolvimento sustentável” foi utilizado por Gro Harlem Brundtland, trazendo uma preocupação em suprir as necessidades do consumismo da população, porém sem afetar as próximas gerações. Desde então a Sustentabilidade vem cada vez mais sendo discutida em âmbito mundial, e, uma das principais preocupações é com o lixo urbano que, segundo a ONU são produzidas por ano mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo.
A Sanepav sustentável
A Sanepav está totalmente integrada à sustentabilidade social, ambiental e econômica. Todos os serviços prestados que envolvem o lixo, seja na limpeza, coleta e destinação, têm como objetivo a preservação do meio ambiente.
Reciclagem
A reciclagem é uma forma de exercer a sustentabilidade, reaproveitando aquilo que seria descartado e refutado como lixo no meio ambiente, mas que, através processos adequados, pode voltar a ter utilidade para as pessoas e gerar enorme importância ambiental, social e econômica.
Temos uma Usina de Reciclagem, a SP&E, na qual realizamos a valorização dos resíduos sólidos, atendendo a logística reversa de embalagens e produtos. Devolvemos produtos para a Logística Reversa e emitimos Créditos de Reciclagem. Estando diretamente no ciclo de sustentabilidade, diminuindo a quantidade de lixo, devolvendo o mesmo para o processo produtivo como matéria prima.
Oferecemos à sociedade em que vivemos uma relação sustentável entre consumidores, fabricantes e meio ambiente, por meio do trabalho, cuidado e destinação ambientalmente correta dos resíduos.
Geração de energia através do lixo
No Brasil temos leis que organizam a forma com que o país lida com o lixo, sendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Uma das principais preocupações é a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, exigindo até 2014, na qual houve prorrogação do prazo, a extinção dos lixões e a destinação de apenas resíduos não recicláveis para os aterros.
Novas tecnologias vêm sendo implantadas para reduzir o lixo, uma delas é a geração de energia através dos resíduos sólidos urbanos, sendo algo imprescindível para a sustentabilidade. A solução apresenta inúmeras vantagens: a energia é gerada por processos termoquímicos, como a combustão, a gaseificação, a pirólise, e pela biodigestão dos resíduos orgânicos, acarretando principalmente na diminuição dos impactos causados pela decomposição do lixo, como a emissão de gases nos aterros sanitários.
Com isso a Sanepav vem buscando através de parceria público privada (PPP) a implantação de unidades de recuperação energética nos municípios onde presta serviços, concretizando a sustentabilidade social, ambiental e econômica, através do lixo e diminuição da quantidade de resíduos nos aterros.