Orientações sobre descarte de lixo durante a pandemia para crianças

A gestão de resíduos demanda cuidados específicos ao longo da pandemia, e é importante conversar com as crianças sobre isso.

Em decorrência da pandemia da covid-19, há coisas inéditas acontecendo no mundo, e pode ser difícil para as crianças compreenderem tudo o que é preciso sobre o novo coronavírus e como deve ser feito o descarte de lixo neste momento.

As crianças são mais inteligentes do que seus pais imaginam e não devem ser deixadas de lado quando o assunto é gestão de resíduos durante a pandemia da covid-19. É fundamental que elas entendam como lidar com lixo neste momento, que demanda diversos cuidados especiais.

Como conversar com crianças sobre gestão de resíduos durante a pandemia?

O ideal é ter uma conversa tranquila e bem aberta com as crianças, com uma linguagem que seja de fácil compreensão para elas, o que varia de acordo com a idade, sobre o que é o vírus e o que uma pandemia representa.

Ao explicar para as crianças que o vírus é como um “bichinho” que passa de uma pessoa para outra com grande facilidade e causa uma gripe muito forte, que pode matar, principalmente pessoas mais velhinhas, fica mais claro para elas que o momento demanda bastantes cuidados.

Como as crianças devem lidar com o lixo para evitar o contágio da doença?

Para que a própria criança se proteja e para que os coletores de lixo não entrem em contato com possível material infectado, é preciso tomar alguns cuidados: Veja as principais dicas que as crianças devem saber:

  • As crianças devem colocar o lixo sempre em dois sacos e fechá-los bem;
  • Nunca colocar muito lixo dentro de um mesmo saco;
  • Após descartar algo no lixo, a criança deve higienizar bem as mãos com água e sabão ou com álcool em gel;
  • Ao lidar com objetos cortantes, sempre pedir ajuda de um adulto para que sejam descartados de forma correta;
  • Se a criança quiser ajudar a levar o lixo para fora, deverá utilizar máscara e, ao voltar para dentro de casa, fazer todo o processo de higienização das mãos, descarte da máscara e higienização das roupas. Ela também deve higienizar a máscara caso seja de tecido.

Gestão de resíduos: Sanepav é empresa devidamente treinada para lidar com a pandemia

Além de seguir todas as orientações e conversar com as crianças para que elas também saibam como lidar com o lixo nesse período, é importante saber que a gestão de resíduos está sendo feita por uma empresa devidamente capacitada.

A Sanepav é uma empresa de gestão de resíduos que adotou diversas ações para a coleta de lixo durante a pandemia. Algumas delas são:

  • Criação do “Comitê de Crise”, que define as principais estratégias a serem seguidas por toda a equipe;
  • O Plano de Emergência, que coloca as ações em prática corretamente;
  • Compra diária de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para disponibilizar aos colaboradores o que é preciso para se protegerem de quaisquer riscos relacionados ao coronavírus;
  • Além de outras ações que podem ser conferidas aqui.

A Sanepav está sempre em busca de realizar a gestão de resíduos de forma segura e eficaz, aplicando todas as iniciativas possíveis para lidar com a pandemia e seus desafios, seja com conteúdo de conscientização para a população, seja por meio dos serviços que vem efetuando para o descarte correto de lixo.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a empresa.

Post anterior
Resíduos de pacientes com covid-19 precisam de cuidados especiais
Menu