Os 5 hábitos básicos de higiene para uma grande família

Durante a pandemia do novo coronavírus, a importância dos hábitos de higiene ficou mais evidente para toda a população. Para além do combate à disseminação do vírus, ter uma rotina de cuidados, principalmente em uma família grande, é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar de todos.

Acompanhe os melhores hábitos de higiene para toda a família a seguir.

5 hábitos de higiene para uma grande família:

1. Trocar roupas pessoais e de cama com regularidade

Principalmente ao sair de casa, a pessoa fica exposta a todo o tipo de sujeira. Dessa forma, ao usar uma mesma peça de roupa várias vezes seguidas, o corpo corre o risco de entrar em contato com impurezas e microrganismos.

Com relação às roupas de cama, lençóis e fronhas devem ser trocados uma vez por semana (quando a cama é utilizada apenas para dormir), enquanto cobertores e edredons precisam ser higienizados a cada mês, já que podem acumular agentes patógenos.

2. Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar

Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar é um hábito de higiene e educação muito básico – porém pouco praticado por grande parte das pessoas. A tosse e o espirro disseminam gotículas de saliva pelo ar, fato que acaba sendo o principal meio de contágio de doenças respiratórias em geral; por isso, é fundamental que todos na casa estejam atentos.

3. Não compartilhar objetos de uso pessoal

Objetos de uso pessoal, como a própria designação sugere, devem ser usados apenas por quem os possui, e não por toda a família. Isso se aplica a sabonetes, toalhas de banho, roupas íntimas e, até mesmo, maquiagem.

O uso compartilhado de objetos pessoais pode disseminar diversas doenças, das respiratórias às dermatológicas, além de ser um hábito nada higiênico.

4. Ter uma lixeira específica para descarte de recicláveis

É fundamental que cada família realize a gestão de resíduos de sua residência, o que inclui o descarte adequado. Um dos primeiros passos para isso está em investir em uma lixeira específica para produtos recicláveis.

Assim, fica mais simples organizar o próprio lixo, além de facilitar o processo de coleta seletiva nos postos e centros de reciclagem.

Importante: é preciso fazer a higienização com água em todas as embalagens recicláveis antes de colocá-las na lixeira.

5. Investir em compostagem

Separar o lixo orgânico é muito importante na gestão de resíduos. O mais correto seria ter uma composteira em casa, mas, como isso é inviável para muitas famílias, algumas alternativas são contratar serviços de coleta de lixo orgânico em domicílio ou levar esses dejetos a um lugar que tenha composteira.

Hoje, é possível encontrar praças e locais públicos com composteiras, onde o descarte de matéria orgânica pode ser realizado (vale a pena se informar com a prefeitura).

Conte com apoio da Sanepav na gestão de resíduos residenciais

A Sanepav é uma empresa que preza pela gestão de resíduos inteligente e, por isso, fornece serviços públicos (diretamente aos municípios) de coleta de lixo residencial, coleta de lixo reciclável, instalação de Ecopontos e encaminhamento de produtos recicláveis até o centro de reciclagem.

É claro que, além de todo o trabalho que a Sanepav faz, é preciso que as famílias criem consciência acerca da importância de bons hábitos de higiene e de descarte correto de lixo, para que, juntas, seja possível construir uma sociedade mais sustentável.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a gestão de resíduos realizada pela Sanepav e como a empresa tem agido durante a pandemia.

Post anterior
Rios brasileiros: será possível um dia despoluir suas águas?
Próximo post
Consumo consciente: como preservar os recursos naturais para as próximas gerações?
Menu