Resíduos de pacientes com covid-19 precisam de cuidados especiais

Com o avanço da pandemia e, ao mesmo tempo, o crescimento no número de informações e orientações que são passadas, é compreensível que o leitor se sinta sobrecarregado e não saiba exatamente como fazer a gestão de resíduos de pacientes com covid-19.

Por isso, a Sanepav, tendo como base sua excelência em gestão de resíduos e com larga experiência no descarte de lixo doméstico, hospitalar e industrial, decidiu prover informações confiáveis, corretas a assertivas ao público durante esse período de pandemia.

Como fazer o descarte de resíduos de pacientes com coronavírus

Os resíduos de casas e apartamentos em que residem pessoas infectadas com o novo coronavírus (seja confirmado, seja suspeita) devem ser descartados em sacos de lixo resistentes, de preferência duplos.

A orientação partiu de órgãos sanitários do próprio Governo Federal e deve ser cumprida em todo território nacional. A norma é válida para o descarte de: guardanapos, papéis, embalagens plásticas, papel higiênico, embalagens de alimentos em geral, assim como sobras das refeições.

Como deve ser feita a higienização dessas residências

A higienização das residências de pacientes com covid-19, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, deve ser redobrada, visando o combate à proliferação da doença.

Para tal, é preciso que o paciente lave as mãos com água e sabão ou faça sua limpeza com álcool em gel. Além disso, a máscara deve ser utilizada mesmo dentro de casa (no caso de o paciente dividir o espaço com outros moradores). De toda forma, o contato com pessoas deve ser evitado ao máximo.

Certamente, haverá um grande descarte de papel e embalagens, e, por isso, é de extrema importância a realização da gestão de resíduos adequadamente, visando evitar o contágio de outras pessoas que possam ter contato com lixo contaminado.

Gestão de resíduos é fundamental para evitar proliferação do vírus

O tempo de permanência do novo coronavírus em resíduos pode chegar a 5 dias, de acordo com dados da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

É fundamental que os detritos provenientes de casas com pacientes infectados sejam devidamente destinados, tanto para evitar o contágio de outras pessoas quanto para não prejudicar o meio ambiente. Para tal, é preciso haver uma gestão de resíduos adequada.

Para isso, a Sanepav se disponibiliza a realizar a destinação correta do lixo residencial contaminado.

Conte com apoio da Sanepav na gestão de resíduos de pacientes com covid-19

As atividades para gestão de resíduos exercidas pela Sanepav continuam mesmo durante a pandemia, ou seja, com auxílio da empresa, é possível fazer a destinação do lixo de residências de pacientes com covid-19.

A Sanepav, neste momento, tem como principal objetivo ajudar empresas e pessoas a lidar com a pandemia, seja nos serviços que vem realizando para o controle do que é descartado, seja com conteúdo para conscientização da população quanto às formas adequadas de tratamento do lixo.

Além disso, a empresa está constantemente investindo em formas de garantir a integridade física e mental de seus colaboradores, os verdadeiros responsáveis pela coleta dos resíduos. Para tal, vem ampliando suas unidades operacionais para adotar melhores práticas de trabalho no âmbito da higiene, da gestão de pessoas e de Recursos Humanos.

Acompanhe nosso site para ficar por dentro dos serviços oferecidos pela Sanepav e das ações realizadas durante a pandemia.

Post anterior
Cuidados essenciais no descarte de medicamentos
Próximo post
Orientações sobre descarte de lixo durante a pandemia para crianças
Menu