5 dicas para diminuir o lixo plástico na rotina diária

dicas de reciclagem

Além da gestão de resíduos profissional, é importante investir em formas de diminuir a geração de lixo dentro de casa. Acompanhe 5 dicas para ser mais sustentável.

Itens descartáveis e embalagens de plástico representam o que há de pior quando o assunto é poluição da água e do solo. Tendo isso em mente, é preciso encontrar formas de mudar o consumo desses produtos, causando menos danos ao meio ambiente.

Confira abaixo dicas de reciclagem e para diminuição de lixo na rotina diária.

5 dicas para diminuir o lixo plástico na prática:

Comprar menos alimentos em embalagens plásticas

A primeira dica é provavelmente a mais difícil de colocar em prática: diminuir ou limitar a compra de produtos que vêm em embalagens plásticas.

São inúmeras opções de bolachas, queijos, petiscos, iogurtes, produtos congelados, etc. Para o que não for fácil evitar, dê preferência às versões com o selo de reciclagem, e sempre procure comprar produtos com embalagens de vidro, papelão ou papel.

Cortar completamente o uso de canudinhos plásticos

O canudinho se tornou uma praga em praias, bares e eventos. Quem fica até o fim de uma festa pode notar a imensidão de canudos plásticos no chão.

Esses itens são extremamente baratos e decorativos, porém completamente fúteis, sem usabilidade necessária, então é muito fácil cortar seu consumo.

Evitar o uso de copos, pratos e talheres descartáveis

Hoje, já existem alternativas mais sustentáveis para substituir copos, pratos e talheres feitos de plástico.

Além dos eventos que fazem uso desses itens, há quem consuma esse tipo de plástico todos os dias. Seja ao pedir comida ou por preguiça de lavar a louça, pessoas consomem copos, pratos e talheres plásticos todos os dias.

Além de representar o consumo nada saudável, os recipientes plásticos liberam substâncias químicas extremamente tóxicas, principalmente quando em contato com o calor.

Seja pela questão de sustentabilidade ou pelo risco à saúde pública, não faz mais sentido a compra desses itens.

Não comprar água de garrafa plástica

As garrafas plásticas de água são um dos maiores problemas quando o assunto é gestão de resíduos urbanos, já que nem sempre são recicladas.

Para consumo de água, o correto é beber água filtrada em filtro de barro ou em filtros acoplados na própria torneira da cozinha. Galões retornáveis também são uma boa opção, já que o descarte é periódico.

Não utilizar as sacolas plásticas de supermercados

Essa é uma outra dica relativamente fácil de colocar em prática, mas pouca gente se lembra. Hoje, existe uma variedade de bolsas e sacolas para fazer compras, sejam fabricadas a partir de tecidos, seja de outros materiais resistentes, podendo ser reaproveitadas inúmeras vezes.

Uma melhor gestão de resíduos garante a destinação correta do lixo

A Sanepav é uma empresa de gestão de resíduos que está há mais de 20 anos auxiliando cidades no processamento e descarte do lixo, garantindo que os dejetos recebam o tratamento e a destinação corretos.

Hoje, a Sanepav é sócia da SP&E, usina de reciclagem que realiza todo o processo de transformação do plástico. A linha de equipamentos da usina conta com moinhos, esteiras de pré-seleção, tanques de decantação, removedores de tampas e rótulos, máquinas para moagem, secadoras centrífugas e todo o equipamento necessário para a realização da reciclagem.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre os serviços prestados pela Sanepav.

Post anterior
Venha trabalhar conosco
Próximo post
Guia prático: quais materiais podem ser reciclados
Menu