Uma das melhores formas de ajudar a preservar o meio ambiente é por meio da reciclagem. Para que isso seja possível, todo o lixo deve ser separado de acordo com sua composição. Faça isso em casa e contribua para ajudar o nosso planeta.
Conheça os diferentes recipientes de lixo reciclável e suas respectivas cores:
- Azul: papel/papelão;
- Vermelho: plástico;
- Verde: vidro;
- Amarelo: metal;
- Preto: madeira;
- Laranja: resíduos perigosos;
- Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
- Roxo: resíduos radioativos;
- Castanho: resíduos orgânicos;
- Cinza: resíduo geralmente não reciclável, proveniente de misturas ou contaminado.
Economize no consumo de papel
Cerca de um terço do consumo de papel corresponde a embalagens, sendo que algumas delas têm período de uso de menos de um minuto. Contribua com a redução do desperdício com papel usando a frente e verso para fazer anotações, comprando papel reciclado e evitando impressões desnecessárias.
Descarte de pilhas e baterias
Você sabia que uma única pilha contamina o solo por 50 anos? Por isso, o descarte de pilhas e baterias deve ser um processo bem cuidadoso. Elas não podem ser jogadas no lixo doméstico porque contêm metais pesados que, quando molhados, contaminam ainda mais o meio ambiente. Para fazer um descarte consciente desses produtos, ligue para o serviço de limpeza pública de sua cidade para saber se há postos de entrega voluntária para pilhas e baterias.
Aprenda a reduzir o seu lixo
Além da importância de reciclar os detritos que geramos, é importante também termos a consciência de que podemos diminuir o número de lixo que criamos. Cada pessoa produz, em média 1,2 kg de detritos diariamente. O Brasil gera 100 mil toneladas de lixo por dia. Diminuir essa produção é relativamente simples. Além de economizar no uso de papel e embalagens, vale a pena também usar guardanapos de pano em vez daqueles de papel. Outra dica para o ambiente corporativo é trocar os copos descartáveis por canecas duráveis e pessoais.
Doe seus aparelhos antigos
Em vez de jogar fora aparelhos antigos e brinquedos, prefira doá-los para instituições carentes ou para pessoas que possam fazer uso deles. Detritos desse tipo nos lixões aumentam a poluição ao meio ambiente sendo que poderiam ter uma utilidade para outras pessoas.
Conheça a Sanepav! Atendemos atualmente cerca de um milhão de pessoas por mês, coletando mensalmente cerca de 240 mil toneladas de resíduos gerados pelos municípios parceiros e uma varrição manual mensal de aproximadamente 10 mil km.