Passo a passo: saiba como limpar e descartar a caixa de leite de forma correta

Saiba como limpar a caixa de leite para fazer o descarte correto e como a gestão de resíduos é importante para a reciclagem de materiais.

A destinação de resíduos, mais especificamente das caixas de leite, não costuma chamar atenção do consumidor, mas é importante notar que a reciclagem sofre influência direta do modo como o descarte é feito.

As embalagens de leite também são conhecidas como Tetra Pak, e recebem esse nome devido à empresa que produz o material, a maior fornecedora mundial de embalagem cartonada para leite, sucos, sopas e outros alimentos líquidos. Mas, afinal, como lidar com essas caixinhas?

A caixa de leite é reciclável?

Sim, as embalagens Tetra Pak são recicláveis, porém, trata-se de um difícil processo, já que apresenta várias camadas de materiais prensados com características distintas. De toda forma, ao separar os componentes, é possível produzir 35% de composto alumínio/plástico e 65% de fibra celulósica.

Além disso, uma tonelada de caixas de leite é capaz de produzir até 700 kg de papel, o que, na prática, significa evitar o corte de 21 árvores e diminuir o custo de produção.

Como limpar e fazer o descarte da caixa de leite?

Para que o descarte de caixa de leite seja feito de forma correta, é preciso, além de colocá-las na coleta seletiva, fazer a limpeza do material.

Importante salientar que a limpeza não é um pré-requisito para a reciclagem, mas facilita o processo, evita o surgimento de odores fortes e a contaminação de outros itens que entrem em contato, além de diminuir a incidência de pestes domésticas, como ratos e baratas.

Veja dicas de como limpar a caixa de leite para o descarte:

  • Utilize água para tirar o excesso de leite do interior da caixa;
  • Abra a caixa com auxílio de uma tesoura;
  • Utilize bucha para lavar o material;
  • Descarte no lixo reciclável ou no local de coleta.

Importante lembrar que os componentes químicos e físicos presentes nas embalagens, quando descartados incorretamente, podem ficar muitos anos no ambiente até se decomporem por completo.

Por tratar-se de um tipo de material reciclável, fazer a gestão de resíduos da forma correta diminui o consumo de matérias-primas, de energia e de água que seria utilizada para fabricação de novas embalagens.

Por que é importante realizar a limpeza de embalagens antes de encaminhar à reciclagem?

Uma caixa de leite descartada sem passar por uma limpeza prévia acaba ficando dias com restos do alimento dentro de um coletor, além de mais um certo período entre coleta seletiva e momento de triagem.

Ao considerar todo esse tempo em que a caixa esteve com resíduos orgânicos dentro, é fácil prever que haverá proliferação de fungos, bactérias, além de mau cheiro capaz de atrair insetos e outros animais até o local.

Se em estágio muito avançado de putrefação, o resíduo poderá até mesmo inviabilizar o processo de reciclagem. Por isso é tão importante realizar a limpeza de embalagens antes do descarte.

Saiba tudo sobre gestão de resíduos com a Sanepav

A Sanepav é uma empresa que realiza a gestão de resíduos por meio de serviços públicos, como coleta seletiva e destinação ao centro de reciclagem, limpeza de perímetro urbano, implantação de Ecopontos e serviços complementares.

Pelo site. é possível saber mais sobre os serviços da Sanepav e por que é tão importante investir em gestão de resíduos e destinação adequada.

Post anterior
Saiba como o seu lixo descartado de forma inadequada pode provocar uma enchente
Próximo post
Como o lixo urbano pode afetar a sua vida?
Menu