Os maus hábitos de gestão de resíduos se tornam um grande problema, se pensarmos na quantidade de lixo doméstico gerado todos os dias.
O descarte de lixo, quando incorreto, é prejudicial para o solo e para os coletores, que acabam estando expostos a resíduos que podem causar ferimentos ou podem afetar a integridade física do trabalhador, como materiais cortantes ou hospitalares.
Veja, a seguir, como fazer o descarte de lixo doméstico.
Cuidados ao descartar lixo doméstico
Alimentos (lixo orgânico)
O primeiro passo para fazer a gestão de resíduos orgânicos é evitar, ao máximo, o desperdício de comida. Isso demanda atenção na hora da compra, da preparação e do descarte.
No caso de sobras, é possível optar pela compostagem, como forma sustentável de processar o lixo doméstico.
Caso seja feito o descarte dos restos de alimentos e não recicláveis, é importante não misturar o lixo orgânico com o lixo reciclável.
Utilizar sacolas biodegradáveis
Caso não haja forma de fazer a compostagem, os restos de alimentos, assim como guardanapos, podem ser embalados em sacolas biodegradáveis, mas é preciso coletar informações quanto à destinação desse lixo, já que lixões irregulares não oferecem condições para a decomposição correta desses dejetos.
Recicláveis
Materiais recicláveis, como papel, plástico, papelão, madeira, vidro – e tudo mais que tiver o símbolo de material reciclável na embalagem, devem ser reutilizados sempre que possível.
Outra possibilidade é encaminhar esses resíduos para a reciclagem, seja com a retirada em casa pelos coletores, seja nos posto de coleta mais próximo.
De toda forma, é preciso embalar os materiais recicláveis de modo a garantir a segurança dos coletores. É importante não utilizar sacolas biodegradáveis (como no caso do lixo orgânico), pois são frágeis e podem permitir que o material entre em contato com o solo, poluindo-o.
É fundamental ter atenção especial com vidros e objetos cortantes. O vidro, mesmo que quebrado pode e deve ser reciclado. Porém, ele deve ser bem embalado para não cortar a mão dos coletores.
Uma outra dica importante é limpar as embalagens antes do descarte, como por exemplo, tirar o leite da embalagem antes do descarte. Esse ponto é importante para que o lixo reciclado não fique com mau cheiro e não junte chame a atenção de isentos. Um lixo limpo é bom para a sua casa e bom para as pessoas que irão trabalhar com ele.
Utilizar sacolas recicladas ou recicláveis
Ao encaminhar o lixo reciclável ao posto de coleta, a melhor alternativa de embalagem é em recipiente ou sacola plástica reciclável ou reciclada.
Ao levar os materiais até o local, outra opção muito bacana é fazer uso de caixas ou sacolas retornáveis para que, após o despejo, seja possível reutilizá-las.
Outras dicas práticas para descartar o lixo doméstico são:
- Higienizar o lixo reciclável antes do descarte, a fim de evitar mau odor e/ou aproximação de animais;
- O descarte de pilhas deve ser feito em locais apropriados ou que fazem a coleta desse tipo de material;
- O descarte de vidro deve sempre ser sinalizado (para não ferir o responsável pela coleta) e feito em postos específicos.
- Medicamentos também precisam de descarte correto, nunca sendo feito em lixo comum. O ideal é levá-los até um posto de saúde, farmácia ou local de coleta.
O novo coronavírus também demanda orientações e cuidados extras. A Sanepav Saneamento Ambiental preparou um post sobre Como deve ser feito o descarte de lixo durante a pandemia do COVID-19?
Vale destacar que este momento atípico requer cuidados adicionais, mas, mesmo no dia a dia, é preciso ter empatia e fazer a gestão de resíduos de forma correta e consciente, para que o planeta não sofra com os erros humanos e sempre preservando a saúde, segurança e bem-estar das pessoas que estão na linha de frente na coleta de lixo.