Nosso perfil de consumo passou por profundas transformações ao longo dos séculos. Hoje, o consumismo é incentivado, além de naturalmente extrairmos mais recursos da natureza, uma vez que a expectativa de vida das populações e a natalidade, em geral, aumentou bastante.
Um dos principais pontos debatidos entre os especialistas sobre preservação de recursos naturais diz respeito à água. Ela é utilizada para inúmeros fins, desde atividades cotidianas até a manutenção da vida humana.
Apesar de ser um recurso indispensável, para que continuemos tendo acesso a ele, precisamos rever a forma como o utilizamos na agricultura, na geração de energia e em outras atividades.
A preservação da água
Mesmo que não esteja mais potável, a água pode ser reutilizada. Após se transformar em esgoto, ela pode ser levada a uma estação de tratamento, onde passa por algumas etapas até se tornar utilizável novamente. Dessa forma, é possível garantir que ela siga seu ciclo natural de forma sustentável.
Por outro lado, quando a poluição é grande e o desperdício é contínuo, as fontes de água potável se esgotam – como já vem acontecendo em várias regiões do mundo.
Nesse sentido, para garantir a preservação dos recursos naturais, é preciso haver consumo consciente!
Como colocar o consumo consciente em prática
Redução do consumo
Cada vez mais, todos nós somos incentivados a comprar por impulso, seja produtos tecnológicos, comida ou roupas. Independentemente do objeto, a motivação das compras, hoje em dia, vem da emoção, e não da necessidade.
Tais compras sem necessidade causam um impacto extremamente negativo nos recursos. Basta pensar em quanta matéria-prima é necessária para que um simples produto chegue às prateleiras. Dessa forma, é fundamental levar tudo isso em consideração antes de fazer uma compra.
Valorização de práticas sustentáveis
As casas são responsáveis pela menor parte do total de gastos de energia no País, porém, com práticas simples, é possível reduzir ainda mais esse nível.
Algumas atitudes sustentáveis são:
– Adotar práticas de gestão de resíduos;
– Reduzir o uso de papel;
– Economizar água;
– Economizar energia;
– Utilizar mais o transporte público;
– Adquirir equipamentos que precisem de menor energia para funcionar;
– Respeitar leis ambientais.
Reduzir ao máximo o desperdício e fazer a gestão de resíduos da casa
O descarte incorreto é um dos grandes vilões dos recursos naturais. Como dito, a gestão de resíduos é fundamental para combater a poluição e o despejo de dejetos em locais inapropriados.
Para colocar tal gestão em prática, é preciso seguir as dicas dadas anteriormente e contar com uma empresa de gestão de resíduos devidamente capacitada, para que, juntos, profissionais e cidadãos possam garantir a saúde das próximas gerações.
Tendo isso em mente, a população pode contar com o auxílio da Sanepav, uma empresa de gestão de resíduos que busca ajudar empresas e indivíduos a lidar com o descarte de lixo orgânico e reciclável, fazendo coleta, instalação de ecopontos e a destinação dos materiais aos aterros e centros de reciclagem.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre a Sanepav e seus projetos de gestão de resíduos.