Veja como o lixo urbano pode afetar sua vida na prática e como a gestão de resíduos é a melhor forma de garantir o descarte adequado de dejetos sólidos.
O descarte de resíduos em ruas ainda é um hábito maléfico de parte da população, e as consequências podem tomar grandes proporções, afetando não somente o meio ambiente, mas toda a sociedade. Saiba mais sobre o assunto a seguir.
Como o descarte incorreto de lixo afeta vidas
– Alagamentos e enchentes
O descarte incorreto de lixo é considerado uma das principais causas de enchentes e alagamentos em grandes centros urbanos.
Isso acontece quando resíduos sólidos são despejados em riachos (córregos, rios, canais, entre outros cursos d’água), sendo empecilhos para o escoamento da água da chuva. Em locais em que não há destinação de lixo, a incidência de inundações aumenta enormemente.
– Aumento da poluição do solo, da água e do ar
O lixo descartado de forma incorreta acaba amontoando-se em ruas, calçadas, áreas particulares e lixões clandestinos. A partir dessa destinação inadequada, há poluição do solo, dos lençóis freáticos e do ar em torno do local.
Além de afetar a fauna e flora, tal poluição pode contaminar pessoas que moram nas proximidades, colocando a saúde dessa população em risco.
– Desvalorização de bairros, terrenos e imóveis
Locais sujos, com lixo aparente em vias públicas, calçadas, praças ou terrenos, sempre perdem valor imobiliário.
Além de sofrerem desvalorização, os bairros passam a ser vistos como “locais de despejo”, nos quais pessoas de outros locais da cidade vão para descartar lixo, mobília, entulho, eletrodomésticos e materiais em geral.
Os prejuízos são financeiros e também de qualidade de vida, já que a situação favorece proliferação de pragas domésticas, como ratos, baratas, escorpiões e outros animais perigosos.
– Saúde pública
A saúde pública também fica comprometida quando não há gestão de resíduos para destinar o lixo a locais adequados.
Como vimos, o acúmulo de lixo em locais não apropriados favorece a poluição do solo, da água e do mar, além de servir de ambiente para proliferação de insetos, ratos e outros animais peçonhentos. Tudo isso afeta a saúde pública.
Como um breve exemplo, apenas um recipiente plástico descartado em uma praça, ao receber água da chuva, serve de criadouro perfeito para o mosquito transmissor de zika, dengue e Chikungunya.
Ou seja, o lixo gera uma cadeia de prejuízos aos moradores, podendo representar problemas de saúde graves para pessoas de todas as idades.
– Desperdício de dinheiro público
Os gastos públicos dedicados à limpeza urbana aumentam conforme há lixo sendo descartado de maneira inadequada.
Além de investir na coleta dos resíduos sólidos, a prefeitura acaba tendo que gastar com setor de limpeza urbana para recolher detritos de ruas, parques, praças e terrenos baldios. Ou seja, a longo prazo, há alto desperdício de dinheiro público.
Conscientização e gestão de resíduos são a resposta para destinação correta do lixo
Para que o lixo seja descartado de maneira correta, é preciso, acima de tudo, muita conscientização por parte da população. Para além dos investimentos em informação, as prefeituras também devem garantir que a gestão de resíduos seja feita por empresas especialistas no assunto, como é o caso da Sanepav.
A Sanepav é uma empresa de gestão de resíduos que, além de encaminhar lixo urbano a aterros sanitários autorizados, faz a varrição de vias públicas, instalação de Ecopontos, coleta e destinação de lixo reciclável ao centro de reciclagem.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre a gestão de resíduos que a Sanepav oferece.