Com o avanço da pandemia, é necessário que os proprietários de bares e restaurantes, ou de estabelecimentos alimentícios em geral, saibam fazer a gestão de resíduos corretamente.
O descarte de resíduos sempre deve ser feito de forma adequada, mas as orientações e medidas de higienização devem ser redobradas neste momento, que estamos lidando com o novo coronavírus.
Hoje, é fundamental alertar os proprietários quanto à gestão de resíduos, mesmo que o restaurante não esteja operante para consumo local, pois, daqui a um tempo, o comércio deverá reabrir, e os cuidados deverão estar mais presentes do que nunca.
Orientações para bares e restaurantes no combate à Covid-19
- A equipe deve ser treinada sobre atendimento seguro
O Ministério da Saúde divulgou orientações acerca do atendimento em restaurantes. São elas:
- Lavar as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão, durante, pelo menos, 20 segundos. O álcool em gel não é obrigatório enquanto o funcionário conseguir manter a higiene das mãos, mas pode ser a melhor opção caso não haja água e sabão por perto;
- Não comparecer ao trabalho caso alguém da família esteja doente;
- Evitar levar a mão ao rosto;
- Cobrir boca e nariz com lenço de papel quando sentir necessidade de tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo;
- Desinfetar objetos utilizados com frequência.
2. A equipe deve priorizar a segurança alimentar
Os cuidados a serem adotados, em geral, são:
- Higienizar os equipamentos e utensílios da cozinha;
- Usar máscaras e luvas;
- Manter o local sempre bem arejado;
- Limpar frequentemente superfícies que entram em contato com os alimentos;
- A higiene dos responsáveis por manipular os alimentos deve ser redobrada, seguindo as práticas recomendadas para lavagem das mãos.
3. Diminuir o número de mesas após reabertura dos estabelecimentos
Assim que os restaurantes voltarem a atender o público no local, os gestores terão que adotar a diminuição de mesas no recinto para evitar aglomerações e, consequentemente, a proliferação do vírus.
4. Cuidados especiais devem ser aplicados ao delivery (entrega de comida)
Assim como em bares e restaurantes com atendimento no local, o setor de delivery não fica de fora na hora de seguir as recomendações para combate à disseminação da doença.
Quem realiza a entrega de alimentos, deve se atentar para alguns fatos:
- Garantir a higiene de todos os funcionários, assim como de utensílios, embalagens e qualquer superfície que entre em contato com a comida;
- Reforçar a limpeza do local e dos alimentos que serão manipulados;
- Assegurar que os entregadores estejam tomando todos os cuidados, como usar máscara, luvas e álcool em gel entre uma entrega e outra;
- Colocar uma camada protetora extra na embalagem para garantir que, durante o transporte, o alimento não entre em contato com qualquer superfície.
5. Fazer a gestão de resíduos corretamente
A gestão de resíduos, quando feita de forma correta, garante que os detritos sejam descartados sem prejuízo à saúde dos cidadão.
Aqui no blog da Sanepav Saneamento Ambiental, compartilhamos dicas de Como deve ser feito o descarte do lixo durante a pandemia do Covid-19 e também um Comunicado Oficial de como a Sanepav está lidando com o Covid-19.
Gestão de resíduos: Sanepav realiza coleta de lixo com todos os cuidados necessários durante a pandemia
A Sanepav é uma empresa de gestão de resíduos que oferece ao setor público soluções inovadoras na área de saneamento, limpeza urbana e gerenciamento de resíduos.
A empresa está sempre em busca de ajudar, fazendo parte dessa reestruturação dos setores na pandemia, seja nos serviços que vem realizando para o controle do que é descartado, seja com conteúdo de conscientização para a população sobre formas adequadas de destinação do lixo.
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