Bares e restaurantes: orientações para lidar com a Covid-19

Com o avanço da pandemia, é necessário que os proprietários de bares e restaurantes, ou de estabelecimentos alimentícios em geral, saibam fazer a gestão de resíduos corretamente.

O descarte de resíduos sempre deve ser feito de forma adequada, mas as orientações e medidas de higienização devem ser redobradas neste momento, que estamos lidando com o novo coronavírus.

Hoje, é fundamental alertar os proprietários quanto à gestão de resíduos, mesmo que o restaurante não esteja operante para consumo local, pois, daqui a um tempo, o comércio deverá reabrir, e os cuidados deverão estar mais presentes do que nunca.

Orientações para bares e restaurantes no combate à Covid-19

  1. A equipe deve ser treinada sobre atendimento seguro

O Ministério da Saúde divulgou orientações acerca do atendimento em restaurantes. São elas:

  • Lavar as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão, durante, pelo menos, 20 segundos. O álcool em gel não é obrigatório enquanto o funcionário conseguir manter a higiene das mãos, mas pode ser a melhor opção caso não haja água e sabão por perto;
  • Não comparecer ao trabalho caso alguém da família esteja doente;
  • Evitar levar a mão ao rosto;
  • Cobrir boca e nariz com lenço de papel quando sentir necessidade de tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo;
  • Desinfetar objetos utilizados com frequência.

2. A equipe deve priorizar a segurança alimentar

Os cuidados a serem adotados, em geral, são:

  • Higienizar os equipamentos e utensílios da cozinha;
  • Usar máscaras e luvas;
  • Manter o local sempre bem arejado;
  • Limpar frequentemente superfícies que entram em contato com os alimentos;
  • A higiene dos responsáveis por manipular os alimentos deve ser redobrada, seguindo as práticas recomendadas para lavagem das mãos.

3. Diminuir o número de mesas após reabertura dos estabelecimentos

Assim que os restaurantes voltarem a atender o público no local, os gestores terão que adotar a diminuição de mesas no recinto para evitar aglomerações e, consequentemente, a proliferação do vírus.

4. Cuidados especiais devem ser aplicados ao delivery (entrega de comida)

Assim como em bares e restaurantes com atendimento no local, o setor de delivery não fica de fora na hora de seguir as recomendações para combate à disseminação da doença.

Quem realiza a entrega de alimentos, deve se atentar para alguns fatos:

  • Garantir a higiene de todos os funcionários, assim como de utensílios, embalagens e qualquer superfície que entre em contato com a comida;
  • Reforçar a limpeza do local e dos alimentos que serão manipulados;
  • Assegurar que os entregadores estejam tomando todos os cuidados, como usar máscara, luvas e álcool em gel entre uma entrega e outra;
  • Colocar uma camada protetora extra na embalagem para garantir que, durante o transporte, o alimento não entre em contato com qualquer superfície.

5. Fazer a gestão de resíduos corretamente

A gestão de resíduos, quando feita de forma correta, garante que os detritos sejam descartados sem prejuízo à saúde dos cidadão.

Aqui no blog da Sanepav Saneamento Ambiental, compartilhamos dicas de Como deve ser feito o descarte do lixo durante a pandemia do Covid-19 e também um Comunicado Oficial de como a Sanepav está lidando com o Covid-19.

Gestão de resíduos: Sanepav realiza coleta de lixo com todos os cuidados necessários durante a pandemia

A Sanepav é uma empresa de gestão de resíduos que oferece ao setor público soluções inovadoras na área de saneamento, limpeza urbana e gerenciamento de resíduos.

A empresa está sempre em busca de ajudar, fazendo parte dessa reestruturação dos setores na pandemia, seja nos serviços que vem realizando para o controle do que é descartado, seja com conteúdo de conscientização para a população sobre formas adequadas de destinação do lixo.

Navegue pelo site para conferir mais sobre os serviços realizados pela Sanepav. 

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